AP_2-escada.jpg

PAcaembu

 
60 anos foi o intervalo entre a construção desta residência e sua reconstrução em 2016. O projeto de reforma da casa de 450m2 foi pensado de maneira a criar um novo conceito de ocupar os espaços de forma a integrar os seus moradores e a área externa.

A forma escultural da escada foi preservada, porém a escolha dos revestimentos foi lacônica, garantindo a continuidade dos planos e equilíbrio dos diferentes elementos arquitetônicos.
 
 
 

O trabalho de alinhamento entre os elementos estruturais existentes e a nova planta resultou numa leitura visual de espaços amplos, integrados, porém com uma divisão espacial funcional e organizada. O mesmo partido projetual norteou os outros ambientes da casa.

 
 
 
 

A escolha do estilo internacional e elementos do brasileirismo culminaram no uso de móveis retilíneos e geométricos, com pitadas de cores vibrantes e complementares.  

 
 
 
 

Além de abrigar uma bela coleção de vinhos, o projeto arquitetônico da adega imprimiu o destaque para as garrafas e seus rótulos utilizando como pano de fundo o próprio revestimento das fachadas: os tijolos.

 
 
 
 
 
 

No diálogo entre o conceito contemporâneo de viver e as memórias impressas na moradia eclodiram ambientes aconchegantes, harmônicos e estéticos.

 
 
 
Fotos: João da Silva

Fotos: Renato Elkis
Arduino, Piacentini Arquitetos Associados | TopoContato